O QUE
ENSINAMOS/APRENDEMOS NO GRUPO I
O berçário é o lugar do cuidado, do estímulo, da convivência e da
educação. Sua missão é ajudar a criança a crescer, a de desenvolver e a se
constituir como pessoa.
Por isso, precisamos nos preocupar em criar um ambiente agradável,
seguro, aconchegante e estimulante que garanta ao bebê bem estar físico e
emocional.
E neste espaço que os bebês são estimulados a sentar, engatinhar,
conhecer seu corpo, identificar brinquedos, objetos e pessoas e, pouco a pouco,
realizar conquistas motoras.
Inserir os bebês nas tradições de nossa cultura também é preocupação
do berçário. É importante para os bebês o contato com a música, a literatura e
a arte.
Os bebês também participam de atividades onde entram em contato com
as características do nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações,
texturas, formas e tamanhos explorando tintas, melecas, areia, água e objetos
como caixas e tecidos.
Nestes espaços de exploração, que tem a coletividade, como
característica, os bebês vão conhecendo e criando vínculos afetivos com as
pessoas que fazem parte de sua vida na escola: as educadoras e outros bebês,
seus primeiros amigos. É assim que se inicia um processo de socialização que
permitirá a construção progressiva de elementos que lhe permitirão atuar e
ver-se como pessoa única dentro de um grupo social.
Ainda que saibamos que o papel da educadora não é substituir a mãe,
valorizamos o aconchego e o carinho como parte da história que se constrói
entre escola e bebê.
A rotina é entendida como organizadora do trabalho, pois articula
nossas intenções pedagógicas com as diferentes necessidades da criança durante
o dia. Observar, proteger; cuidar da saúde, da higiene e da alimentação; dar
atenção ao crescimento e desenvolvimento; brincar e divertir; educar e ensinar
são os conteúdos que compõem o dia-a-dia do berçário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário